top of page

Qual a estrutura e importância da proteína ORF57?

    A proteína ORF57 do KSHV, também conhecida por acumulação de mRNA transcrito (MTA), trata-se de uma proteína dimérica. É um potente regulador pós-transcrição essencial para a expressão e replicação eficientes dos genes líticos do KSHV.

 

       A ORF57 representa uma proteína viral única, sem homolo- gia de sequência significativa com quaisquer proteínas celulares conhecidas, tendo apenas uma pequena homologia (de 30%) com os seus homólogos na família do herpesvírus.

Atualmente, sabe-se muito pouco sobre a estrutura da ORF57 e seus homólogos, isto porque a ORF57 é pouco expressa em bactérias.

 

       A ORF57 exibe uma estrutura global de baixa complexidade, sendo que apenas um terço de todos os resíduos apresenta uma estrutura secundária: maioritariamente α-hélices e apenas uma folha-β.

 

      A tentativa de compreender a conformação da proteína ORF57 levou à identificação de dois domínios estruturalmente distintos: um domínio N-terminal, intrinsecamente desordenado, e um domínio C-terminal rico em α-hélice estruturado. Os elementos estruturais identificados são distribuídos de forma desigual, sendo que a maioria está agrupada na metade C- terminal de ORF57.

 

Fig. 1 – Estrutura secundária da proteína ORF57.

Fig. 2 – Estrutura terciária da proteína ORF57.

Fig. 3 – Funções relevantes desempenhadas pela ORF57.

      As estruturas distintas destes domínios servem de base para criar afinidades de ligação únicas: o domínio N-terminal medeia interações da ORF57 com cofatores celulares e com o RNA alvo; o domínio C-terminal medeia a homodimerização da ORF57. Além disso, cada domínio contribui para a estabilidade de proteínas das células infetadas, uma vez que neutraliza as caspases e as vias de degradação mediada por proteossomas.

 

        A metade N-terminal da ORF57 é enriquecida com resíduos polares que formam uma região ácida curta, seguida de bases com um elevado teor de resíduos de arginina. (24)

 

       Esta proteína viral possui numerosas atividades que promo- vem a expressão de genes virais. Apresenta três funções principais: aumento da estabilidade de RNA, a promoção de splicing de RNA (remoção dos intrões e manutenção dos exões) e estimulação da tradução proteica. A natureza multifuncional da ORF57 é promovida pela sua capacidade de interagir com uma série de cofatores celulares. (23-25)

bottom of page