top of page

Como se transmite o KSHV?

             A infeção primária pelo KSHV pode ocorrer na infância e na idade adulta.

 

        Este vírus pode ser transmitido por contato sexual ou por via não-sexual, através de transfusões de sangue, transplantes de órgãos (devido a tratamentos com medicamentos imunossupressores), ou através da saliva - transmissão vertical e horizontal.

        A transfusão de sangue contaminado com KSHV pode ser detetado em 10%-15% de células sanguíneas mononucleares periféricas de indivíduos saudáveis ​​KSHV seropositivos. Este modo de transmissão é suscetível de ser ineficiente devido à natureza associada às células do vírus, e a viremia é rara, mesmo em indivíduos infetados com KSHV.

 

       A transmissão salivar é considerada a principal via de transmissão, especialmente em crianças residentes em áreas endémicas.

 

         Em áreas não endémicas, nomeadamente em adultos, a transmissão sexual (homossexual e heterossexual) do KSHV pode ser uma possível forma de contágio. Estudos têm demonstrado que a transmissão sexual é acentuada em áreas não endémicas, como nos Estados Unidos da América e na Europa Ocidental, porque a seroprevalência entre homens homossexuais é significativamente maior quando comparada com a população em geral. (16)

bottom of page